sexta-feira, 1 de junho de 2012

Objectivos e Compromissos para o Mandato 2012-2014

Com o encerrar da campanha que levou para a rua o lema "PS com Rumo, Viseu com Futuro", procurando vencer as eleições da Comissão Política Concelhia do PS Viseu,  importar lembrar as centenas de militantes com quem falámos, as diversas sessões de debate sobre o futuro do PS Viseu ou as variadas partilhas de opiniões sobre o modelo de desenvolvimento pretendido para o concelho de Viseu.

Foi possível receber o contributo de muitos militantes e simpatizantes socialistas do concelho, o que nos deixa ainda melhor preparados para a intervenção política ao nível local.

Sabemos o que os militantes esperam do Partido Socialista.
Sabemos o que Viseu espera do Partido Socialista.
Estamos preparados para dar o nosso melhor.




Objectivos e Compromissos para o Mandato 2012 – 2014
(Enviado por correio, no dia 24 de Maio, a todos os militantes do PS Viseu)

É tempo de escolher o caminho do PS para os próximos 2 anos, para o mandato de 2012 - 2014. Ainda há muito a fazer para que os Viseenses depositem a sua confiança no Partido Socialista de Viseu. Para isso temos que intensificar o trabalho e estar cada vez mais presentes junto dos nossos concidadãos.
Ao longo desta campanha falámos com muitas e muitos militantes de todo o concelho, ouvimos a opinião de autarcas e simpatizantes do PS e entendemos que estamos prontos para fazer um trabalho credível e que vai ao encontro do que nos transmitiram para ajudar a melhorar o concelho de Viseu.

É com confiança e ambição renovada que definimos os seguintes objectivos para o mandato de 2012 – 2014:

1 – Trazer o PS para a Rua: manter e intensificar os contatos com os viseenses, mobilizando militantes e simpatizantes para um debate plural, formal ou informal com a sociedade viseense. Cada militante deve ser porta-voz das ideias do PS junto dos viseenses e também dos viseenses junto do PS, para assim se defenderem políticas que correspondam ao que a sociedade verdadeiramente precisa e exige.
2 – Apoiar a militância de Freguesia de acordo com o novo mapa das freguesias: Se até agora a concelhia reunia com os militantes das 34 freguesias do concelho de Viseu é preciso adaptar a nossa intervenção política ao novo mosaico autárquico, que resultar da reorganização administrativa, para assim ajudar a que se construam projectos fortes em cada uma das freguesias.
3 – Continuar a apoiar os autarcas eleitos pelo PS: Temos feito um trabalho muito activo neste domínio mas queremos melhorar os canais de comunicação com os nossos autarcas privilegiando o contacto pessoal e de proximidade.
Queremos promover uma maior partilha de conteúdos e de informação entre todos, permitindo uma melhor partilha e troca de experiências entre os autarcas, muito úteis para o exercício das funções políticas aos diferentes níveis.
Para isso queremos, inclusive, criar um boletim informativo mensal para os nossos militantes e autarcas.
 4 – Promover Grupos de Diagnóstico e Reflexão temáticos: Ao longo dos últimos 2 anos constatámos a necessidade de criar espaços temáticos de reflexão que permitam ao PS congregar os militantes (e não só) de acordo com as suas áreas de interesse para se identificarem os problemas existentes no concelho e, simultaneamente, a definição de soluções e estratégias de acção para a resolução desses problemas.
A discussão que resultar destes grupos serve para apoiar a nossa acção política e naturalmente para ajudar a criar um programa forte para as próximas eleições autárquicas.
Apesar de já terem sido dados os primeiros passos no sentido de se criarem estes Grupos de Diagnóstico e Reflexão é preciso reforçar a dinâmica dos mesmos.
5 – Renovar as estruturas preservando o capital de conhecimento adquirido: Com o crescimento do número de militantes o PS adquiriu um maior capital humano e intelectual que deve ser potenciado. A mobilização deste capital de conhecimento, passa por se estimular a interação entre os militantes mais recentes e os militantes com mais experiência. Dinamizar eventos políticos para a participação de todos, solicitando a sua colaboração, pedindo-lhes opinião. Desta forma, com o impulso renovador conferido pelos novos militantes e a experiência dos militantes mais antigos, o PS ficará mais forte para a luta política, que se pretende dinâmica, interventiva, construtiva e fundamentada na experiência, no conhecimento e no saber de todos quantos nos apoiam em todo o concelho.
6 – Continuar a promover os Fóruns Novos Desafios para Viseu: Os Fóruns realizados sobre Ensino Superior, Saúde, Cultura, Regeneração Urbana e Orçamento Participativo foram uma experiência muita positiva no passado porque abriram o PS à sociedade e porque fortaleceram a nossa intervenção política;
No futuro vamos promover mais fóruns, com menos espaço de intervalo entre eles e diversificar os locais da sua realização, nomeadamente através da realização de Fóruns em diversas freguesias do concelho;
7 – Trazer as “bandeiras” do PS para a Ordem do Dia: Queremos dar mais visibilidade às nossas preocupações para o concelho de Viseu.
O PS tem uma acção política na Assembleia Municipal e na Vereação da Câmara que muitas vezes não é visível e portanto queremos reforçar e intensificar a intervenção pública do partido para dar mais visibilidade às nossas causas.
Nomeadamente:
A necessidade de Viseu promover a criação de empregos através de uma política de desenvolvimento económico que seja favorável às empresas (ao nível fiscal, estrutural e estratégico);
A necessidade de simplificar os processos de resposta da Câmara Municipal de Viseu para que os cidadãos e as empresas obtenham uma resposta rápida e eficaz sem terem que recorrer a vias menos claras para resolução dos seus problemas;
A urgência de tornar mais transparentes as metodologias de apoio às instituições sociais, culturais e desportivas;
A premência de tornar mais igualitário o concelho, dando as mesmas oportunidades a todos os viseenses de todas as freguesias (por exemplo através de uma melhor rede de transportes públicos, a revisão do PDM e o saneamento básico em todo o concelho);
A importância de projectar o modelo de desenvolvimento da cidade assente numa Marca que distinga competitivamente o concelho de Viseu;
A vontade de melhorar os meios de auscultação da população, nomeadamente através da criação de um orçamento participativo em Viseu;
Estas bandeiras e outras têm que ser ouvidas, e temos que fazer chegar aos viseenses as ideias e a voz do PS.
8 – Melhorar e incrementar os canais de comunicação interna e externa: É necessário criar maior dinamismo na passagem de informação recíproca entre todos os militantes e simpatizantes. Optimizar a circulação de informação através das plataformas gratuitas disponíveis, página de internet, redes sociais e email.
9 – Defender os interesses dos viseenses acima de tudo: O Partido Socialista de Viseu tem assumido e assumirá sempre a defesa intransigente dos direitos dos Viseenses.
O PS de Viseu deve assumir cada vez mais um pacto com os viseenses para fortalecer a confiança nas ideias que são apresentadas pelo partido.
Só assim ganharemos a confiança dos viseenses e consequentemente a sua envolvência com o PS e a vitória nas eleições;
10 – Cooperar com o Departamento das Mulheres Socialistas de Viseu: Mobilizar esforços para que as acções de esclarecimento e sensibilização dinamizadas pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas realizadas no concelho de Viseu tenham a repercussão pretendida, no sentido de termos uma sociedade mais esclarecida e informada sobre as questões da igualdade e os direitos das cidadãs.
11 – Continuar a apoiar a intervenção política da JS no concelho de Viseu: Respeitando a independência e liberdade de acção das estruturas eleitas na Juventude Socialista de Viseu, o Partido Socialista deve estar sempre ao dispor para as solicitações da JS, pois esta é uma parte determinante para o combate político no concelho. Estaremos sempre disponíveis para trabalhar com a JS.

Por último, e certamente o objectivo mais importante:
12 – Trabalhar para ganhar as próximas eleições à Câmara Municipal de Viseu: Em 2013 o PS tem que se apresentar nas Eleições Autárquicas com aqueles que melhor personificam uma alternativa credível, moderna e ambiciosa para governar o Concelho de Viseu.
Entendemos que o processo de Eleições Primárias pode contribuir para um maior envolvimento dos militantes na escolha do Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Viseu e isso vai ajudar a construir um projecto ganhador.
À concelhia do PS compete continuar com a sua acção política para criar todas as condições para vencermos as próximas eleições autárquicas.
Esse é objectivo fundamental para os próximos dois anos de mandato.

Estas são as nossas ideias, as nossas opções estratégicas para os próximos dois anos! Um conjunto de ideias que resultam do debate realizado com os militantes e simpatizantes do PS. Um projecto para os militantes e para os Viseenses.
Contamos consigo!
Um abraço
Lúcia Silva – PS com Rumo, Viseu com Futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário